sexta-feira, 14 de maio de 2010

Workshop de tricô - Vitória Quintal

Ontem teve um workshop aqui na minha cidade com a Vitória Quintal. Foi numa lojinha super fofa, que sempre compro lãs e cia e onde eu aprendo a fazer tricô e tear.
Foi super legal o workshop. A Vitória é uma pessoa muito iluminada, que além de falar de tricô, falou de valorização pessoal, de cada um saber se valorizar e enxergar isso nas pequenas coisas, como ser consumidora de uma loja ou marca. Falou da valorização do artesanato, afinal, todas nós estávamos ali por um trabalho manual e que, eu mesma, muitas vezes não vejo ser valorizado pelos outros.
A idade média das pessoas era de uns 50 anos. Eu parecia ser a mais novinha, sabe? Então, achei legal esse jeito dela porque muitas vezes essas pessoas realmente não se valorizam nem como mulheres ou seres humanos. Achei muito interessante!
Quanto ao curso em si... ela ensinou várias peças legais. Mostrou elas e as novas lãs da marca Coats / Cisne, que ela representa. É mais uma propaganda e sugestões de como usar aqueles produtos. Mas foi legal.
Eu já sabia e já tinha feito bastante coisa do que ela ensinou, só que com outros fios. Mas valeu a pena.
Pra quem gosta de tricô, vou deixar aqui uma foto e uma receitinha. Vou deixar de uma peça liiinda e que parece ser difícil. Se eu mesma visse essa receita numa revista, não faria. Mas podem ler que vão perceber que é facinho facinho.
Estou acabando uma manta enooorme de tricô. Acho que este fim de semana eu acabo. Daí, já coloco a foto pra vocês verem. Quero escolher uma lã pra fazer este cachecol. Eu ameeeei!!!!


Cachecol de Babado

Sugestões de lãs: Premium, Onda, Artist. 01 novelo de cada cor, sendo duas cores. É legal fazer como ela: escolher uma cor lisa e uma mesclada. Mas deve ser o mesmo tipo de fio para os dois.
Agulha indicada: nº 5

Colocar 8 pontos na agulha. O trabalho é todo feito em ponto meia. Para formar os babados, você vai sempre deixar alguns pontos sem fazer na agulha. assim:
1ª carreira: Fazer 6 pontos e deixar 2 na agulha sem fazer. Virar o trabalho (para fazer a segunda carreira)
2ª carreira: Fazer estes mesmos 6 pontos, voltando eles para a agulha que já estava com os dois pontos sem fazer (sim, eles vão ficar sem fazer).
3ª carreira: Fazer 5 pontos
4ª carreira: Voltar os 5 pontos.
5ª carreira: Fazer 4 pontos e deixar 4 pontos sem fazer
6ª carreira: Voltar os 4 pontos
7ª carreira: Fazer 3 pontos
8ª carreira: Voltar os 3 pontos
9ª carreira: Fazer 2 pontos
10ª carreira: Voltar os 2 pontos
11ª carreira: Fazer os 8 pontos em meia (este é o segredo do babado! Fazer esta carreira completa)
Depois, volta na sequencia toda, até o fim.

Caso queira fazer mais pontos, independente de ser par ou ímprar, o esquema é o mesmo. Na 1ª carreira, você sempre vai deixar 2 pontos sem fazer e depois, vai sempre aumentando 1 ponto sem fazer até fazer apenas 2 pontos. Daí, passa uma carreira com todos os pontos completos e começa tudo de novo.
Fica maravilhoso e como são 8 pontos só e ainda fica bastante sem fazer, rapidinho você faz.
Façam o teste. Se tiverem dúvida, me perguntem, ok?
Vou ver se consigo fazê-lo no fim de semana e depois conto aqui!

Ah, ela ensinou muitas outras peças também. Se alguém quiser,me fala que passo as fotos e receitinhas por e-mail. Vou editar tudo e semana que vem disponibilizo aqui (vou tentar colocar o arquivo pra vocês baixarem, ok?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário