segunda-feira, 23 de maio de 2011

Criminalidade e indignação!

Não só pelo basquete. Essa semana Franca esteve no foco dos principais noticiários nacionais, incluindo Domingo Espetacular (Record) e Fantástico. E por um motivo muito triste: assaltos.
Tem uma turminha de classe média alta da cidade realizando assaltos em casas de mesmo nível! Eles fazem amizades com as filhas dos donos, até namoram, frequentam e depois, entram para roubar. FAzem amizade e namoram para obter informações de viagens, passeios, ausência na casa e até de senhas de alarme e dos sistemas de segurança que a casa possui. Conhecem a casa por dentro para armar todo o esquema. E chegam até a realizar sequestros relâmpago quando há vítimas em casa, a fim de conseguir mais dinheiro.
A grande questão é que estas pessoas não precisam roubar. Já têm dinheiro sobrando. Têm vida boa, não trabalham porque não precisam. Têm carro do ano, melhores escolas, podem fazer viagens caras, ter as melhores roupas e sapatos e tudo o que desejarem.
Mas escolheram o crime. Por opção, por prazer, pelo gosto do perigo.
Tantas opções para se correr risco saudáel (bungee jump, por exemplo, corrida de carros, aeronáutica, etc.). Mas eles escolheram o crime.
Os assaltos vinham acontecendo há muito tempo. Mais de seis meses. E foram pegos por câmeras de segurança. Aliás, esta foi a gota d'agua que a polícia precisava. A prova que não tinha como negar.
Até o momento, foram 4 jovens presos. E tem mais. Os que estão soltos, continuam no crime, amedrontando a cidade!
O pior é que são pessoas conhecidas, meninos bonitos, que tinham tudo pra ter uma vida linda pela frente! E se perderam!
Conto isso aqui porque nos preocupamos tanto com nossa imagem divulgada na internet, que pode atrair roubos, assaltos, sequestros. Mas e agora? Então nossos filhos não podem mais namorar e levá-lo em casa? Não podemos mais ter amigos que frequentam nossas casas?
Como vamos conviver? Como vamos acreditar no ser humano?

Moro numa cidade de clima bem interiorano, onde todos se conhecem, apesar de ter uma população bem grandinha (350.000 habitantes). Aqui, as pessoas ainda não têm o medo de uma grande capital. Colocam cerca elétrica e alarme porque as empresas fazem propaganda e não porque têm medo. Ninguém acredita que pode ser assaltado, até que aconteça. Ninguém tem medo do sequestro. As pessoas caminham normalmente na rua, sem medo, sem insegurança.
E agora, depois disso tudo, a dúvida paira em toda a cidade. O medo, a insegurança apareceram para fazer companhia na cidade. É tão estranho, porque desconfiamos de todos.
Em uma conversa com um policial amigo na semana passada, fui orientada a não andar sozinha na rua (e minhas corridas?), evitar de entrar tarde da noite em casa (não vou mais passear?), tomar cuidado ao abrir o portão seja a hora que for, mudar rotas da rotina, mudar horário de entrar e sair em casa, de frequentar lugares e até de entrar e sair do trabalho.
E em meio a isso tudo, assaltaram a casa dos meus pais, que é praticamente impossível de se entrar.
Confesso: estou assustada. Eu já tinha mais noção do perigo, já tentaram entrar na minha casa umas três vezes.
Mas ainda não tinha me preocupado com minhas corridas. Tudo bem, não tenho uma rotina de corrida na rua, com dia e hora marcados, percurso e tal. Mas corria, sozinha, com meu foninho nos ouvidos, pelas avenidas da cidade. Agora, estou com medo. Só vou se for acompanhada. E para isso, apenas nos fins de semana!

Deixo aqui minha indignação com a violência! Sei que para os que moram nas grandes cidades isso parece apenas mais um fato. E pode até ser. Mas a forma como aconteceu, a proporção que tomou e que ainda não acabou, me assusta muito!

Segue vídeo da matéria que passou no Fantástico ontem sobre o assunto!!!


Um amigo meu chegou de Londres para ficar hospedado em minha casa. De repente, quando fomos sair e eu acionei o alarme, ele pergunta: "Para que alarme? Aqui tem perigo de entrarem na sua casa?" Achei graça da pergunta e ele explicou: em Londres não há necessidade nem de se trancar as portas de casa! O seu carro fica parado na rua e ninguém rouba. Caso as pessoas vejam o vidro aberto, por exemplo, vão te avisar ou olham o carro ou a casa até que você chegue! - Isso é ser civilizado e espero um dia ter algo próximo a isso no Brasil! Educação, respeito! Dignidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário