segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Amizade?

Nos últimos dias tenho pensado bastante sobre amizade...

Era uma vez... Um belo dia meu irmão resolve nos apresentar a namorada (hoje, esposa). Uma menina bonita, educada, sabe conversar, agradável, atenciosa, etc, etc, etc. E eis então que percebo o quão especial ela é. Ao longo dos anos, convivemos acho que até bem demais e eu tenho verdadeira paixão e admiração por ela.
Então, ela tem uma amiga! A Carol. E esta amiga resolve ser Aupair nos EUA.
Sempre achei a amizade delas além da amizade. Algo que não tem palavras para explicar. Mas até chegar próximo do dia da tal viagem (de um ano em outro país), não tinha parado ainda para pensar sobre elas e nem sobre o que é realmente uma amizade.
Então, eis que isso tudo começou a borbulhar na minha cabeça semana passada, quando percebi que a Carol queria sim ir viajar mas colocava do lado brasileiro da balança a família, os laços e, claro, a amiga.
E do outro lado, a amiga, que incentivou, apoiou, torceu e torce para que dê tudo certo e seja uma viagem boa.
Mas então, vamos ao assunto: a amizade!
Comecei a pensar sobre isso e vi que ter um amigo muitas vezes é algo para a vida toda, realmente. Que nem tempo, nem distância nem nada jamais serão capazes de separar. A amizade verdadeira se afasta, se distancia, mas não acaba. O amigo sempre vai ter a preocupação com o outro, se está bem, feliz, se fez as escolhas corretas e sempre vai querer o outro por perto, por mais longe (física ou emocionalmente) que esteja.
Acho que amizade é algo difícil de definir. Lemos e vemos o tempo todo tantas palavras sobre isso. Mas raramente pensamos no que elas realmente significam ou o quanto são "pesadas". E sabe por quê? Porque percebi que só quem realmente vive e presencia sabe o que significa.
Devo dizer que fiquei muito feliz e orgulhosa de perceber que estas verdadeiras amizades ainda existem. E que não fazem estardalhaço, não ficam gritando por aí. Elas existem, simplesmente.
É um amor puro, verdadeiro. Algo bem semelhante ao amor de pai, mãe, irmão, de marido e mulher. às vezes, até maior que muitos outros amores "mais comuns".
Sou admiradora deste sentimento verdadeiro, fiel, companheiro, sincero. E agora, mais ainda, por presenciar de perto e perceber como é profundo!

Isso não significa que não tenha amigos. Sim, tenho! Não são muitos (levante a  mão quem tiver as duas mãos cheias de amigos de verdade assim!!!). Mas acho que nunca passei por esta prova, de afastar e sentir assim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário