sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Violência Doméstica

Há tempos venho pensando neste assunto e hoje resolvi escrever um pouquinho sobre ele.
Acredito que a violência doméstica (vamos falar mais especificamente de homens contra mulheres - marido contra esposa) seja bem mais comum do que qualquer um de nós possa imaginar. Infelizmente.
Acredito também que o medo que domina todas essas mulheres é o grande responsável pelo aumento diário no índice de mulheres que sujeitam-se a este tipo de abuso.


Daí, fico vendo na TV casos de estupro e as pessoas comentando o quanto são absurdos. Mas as mesmas que comentam, muitas vezes, aceitam violências tão brutais quanto ou até piores.
Nunca vivi isso, mas creio que deve ser como o alcoolismo: depois que passa aquele momento, a pessoa sempre deve prometer que foi a última vez, que não vai acontecer novamente, que ficou nervoso, etc, etc, etc. E a mulher, para manter sua promessa de "casamento eterno" ou para preservar a família ou porque não trabalha e depende deste marido... acaba aceitando esta promessa, querendo acreditar mas sabendo que, na verdade, vai acontecer novamente e talvez até pior.
Você, mulher, que aceita isso, deve pensar além de vocÊ. Pois o seu amor próprio já está ferido, escondido e nem aparece mais. Mas pense nos seus filhos. Pense que vc também os está machucando aceitando essa violência. E se eles não percebem ou não vêem... amanhã eles irão apanhar, amanhã eles terão vergonha de saber tudo o que você aguentou. Pense que numa dessas "brigas", seu marido pode sim deixar sequelas graves em você e aí, quem vai cuidar dos seus filhos?
Então... se você tem medo de denunciar, busque formas para, aos poucos, se estruturar e sim, denunciar e recomeçar sua vida.
É isso que você precisa. Ter forças para recomeçar. Para encontrar o seu amor próprio, sua vontade de viver, sua alegria interior. E quem sabe um dia, até encontrar um amor de verdade, que queira o seu bem e não te maltrate?
Pense nisso!
Sei que não deve ser nada fácil! Aliás... deve ser muito difícil. Mas tudo tem seu primeiro passo. E este passo é você quem deve dar. O "basta!" tem que partir de você! Encontre amigas em quem você confia, comece a conversar, crie forças, encontre maneiras de denunciar e as coisas não piorarem.
E se você acha um absurdo a ideia da denuncia, pense da seguinte forma: seu filho foi pra escola e chegou em casa todo machucado pois estava voltando da escola em apanhou de uma pessoa. Essa pessoa merece sua denúncia, certo? Então, qual a diferença de denunciar um estranho que bateu no seu filho e o seu marido (que devia te amar, te dar amor, carinho, ser fiel e companheiro) que bate em você com frequencia?
É por falta da denúncia, da atitude das mulheres que infelizmente vemos com mais frequencia do que gostaríamos, casos na TV como o da garota Eloá, o caso da Eliza (morta pelo goleiro Bruno), o de Mércia Nakashima, entre tantos outros. Você quer aparecer como elas?
Faça sua escolha! Escolha a vida. Escolha ser feliz. Escolha ser saudável e poder viver tranquilamente.



Deixo aqui um pouco do que encontrei na Wikipedia sobre o assunto!

Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.
Pode ser dividida em violência física — quando envolve agressão directa, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objectos e pertences do mesmo (patrimonial); violência psicológica — quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, jurídicamente produzindo danos morais; e violência sócio-económica, quando envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos económicos. Também alguns consideram violência doméstica o abandono e a negligência quanto a crianças, parceiros ou idosos. Enquadradas na tipologia proposta por Dahlberg; Krug, na categoria interpessoais, subdividindo-se quanto a natureza Física, Sexual, Psicológica ou de Privação e abandono. Afetando ainda a vida doméstica pode-se incluir da categoria autodirigida o comportamento suicída especialmente o suicídio ampliado (associado ao homicídio de familiares) e de comportamentos de auto-abuso especialmente se consideramos o contexto de causalidade. É mais frequente o uso do termo "violência doméstica" para indicar a violência contra parceiros, contra a esposa, contra o marido e filhos. A expressão substitui outras como "violência contra a mulher". Também existem as expressões "violência no relacionamento", "violência conjugal" e "violência intra-familiar".
Note que o poder num relacionamento envolve geralmente a percepção mútua e expectativas de reação de ambas as partes calcada nos preconceitos e/ou experiências vividas. Uma pessoa pode se considerar como subjugada no relacionamento, enquanto que um observador menos envolvido pode discordar disso.
 Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool e drogas, pois seu consumo pode tornar a pessoa mais irritável e agressiva especialmente nas crises de abstinência. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e até mesmo "amável" enquanto sóbrio, o que pode dificultar a decisão da parceiro em denunciá-lo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13? de Agosto?

Para os supersticiosos... hoje é o dia do azar! Sim! Sexta-feira 13 do mês de Agosto!
Há quem acredite nas bruxas, nos uivos e nos gatos pretos, em passar debaixo da escada e outras tantas coisas que dão azar nestes dias. Há quem não saia de casa! Há também os que não acreditam em nada disso e aproveitam a data para curtir com a cara dos supersticiosos!
Não acredito muito nessas crendices. Mas também não duvido. Como acredito que o que nos move são nossos pensamentos e energias... prefiro ficar na minha. Não acreditar e não debochar dos que acreditam.
Então... resolvi fazer uma breve pesquisa sobre este dia, o surgimento das crendices, etc. Deixo aqui hoje!
Para finalizar... conheço uma pessoa que tem o número "13" como número de sorte. E sim, ele crê nisso tão vêemente que o seu número de celular, placa do carro, número de casa, etc, tudo tem o número 13. Isso é que é ser supersticioso, não acham?


A origem da sexta-feira 13
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
O número 13
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Segurança na internet. Cuide-se!

No domingo retrasado, dia 01/08/2010, o Fantástico fez uma matéria falando sobre os perigos das informações fornecidas pela rede. E muito tenho lido sobre isso nos blogs que visito, dos meu mundo corrístico.
E o Cláudio Rinaldo desenvolveu um selo para os blogs seguros.


Sabe, a gente coloca muitas informações aqui. Como locais que frequentamos, horários, dias, trabalho, etc etc etc. Colocamos essas informações pois usamos nosso blog para fazermos amizades, conhecer pessoas legais. Mas... os bandidos também passam aqui, lêem nossas informações, sabem da nossa rotina tanto quanto nossos amigos, vêem nossas fotos e das pessoas que amamos e dos lugares que frequentamos.
Se nossa intenção é fazer nossos amigos virtuais sentirem-se cada vez mais próximos do nosso mundo físico, pode ser visto como um prato cheio para maldades para nós e nossa família. Precisamos ficar atentos, tomar cuidado, evitar exposições nas fotos, etc.
Reveja seu blog, suas fotos, as informações que você passa. Apague o máximo possível delas. E evite postar novas informações.
Cuide do seu blog, da sua vida, dos seus familiares e amigos!
Se quer se aproximar dos amigos virtuais, que tal usarmos o msn, por exemplo? Você pode fornecer apenas para as pessoas que confia e evitar assim maiores problemas!
Fica aqui a sugestão e o alerta.
E como disse o Cláudio Rinaldo no blog dele, vamos adotar essa ideia, divulgar este selo. Coloque no seu blog, divulgue, indique para os seus amigos!
Um grande beijo e boa semana a todos!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia dos pais

O dia dos pais tá chegando. Domingão e todo mundo quer estar ao lado do seu paizão!
Acho que nunca passei uma semana ante-dia-dos-pais tão ansiosa e apreensiva como essa! Situação que eu daria tudo pra passar, pular, não ter que enfrentar. Mas como a gente não pode fugir... vamos lá!

Acho que as pessoas confundem os relacionamentos. Não sabem lidar com as coisas.
Caraca! Estou impressionada como adultos têm taaaanta facilidade de agir como crianças sem nem perceber!
E mais impressionada ainda de como olham pra você e dizem: "Por que? Não tem nada acontecendo! Do que você está falando?"
Ou seja: são completamente infantis, imaturos e ainda te chamam (e ao resto das pessoas que convivem juntas) de retardada! Como assim?????

Cada dia que passa aumenta minha vontade de ser mãe. E na mesma proporção, ela diminui e me faz não querer tê-los.
Ah... como tenho medo de agir errado com minha cria! Como tenho medo de magoá-los tanto com os meus problemas. Tenho medo de que eles tenham medo de mim. Tenho medo de não suportar a situação um dia e não saber como enfrentar.
Dizem que isso passa. Mas quanto mais coisas eu vejo, mais creio que estes problemas existem, são mais frequentes do que imaginamos e causam mais vítimas do que se pode pensar.
Você já parou pra pensar na sua vida? Na sua relação com seu pai e sua mãe? Como eles agem com você? Como você age com eles? Como gostaria de agir?
Sei que toda e qualquer relação é muito complexa e se formos pensar sobre isso, vamos enlouquecer.
Talvez seja isso! kkk
Estou chegando à beira da loucura de tanto pensar!
E talvez esteja ansiosa demais, querendo colocar panos quentes em uma situação que nada vai resolver. Talvez eu queira, mais uma vez, salvar o mundo. E mais uma vez, sairei como errada!!!!!


Falando em dia dos pais... Você sabe a origem do Dia dos Pais? Então, aí vai:


Para quem não sabe, o Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu  moldou em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).
Desejamos a todos os pais tudo de melhor e que Deus ilumine os passos de vocês todos os dias de suas vidas! E a você meu pai, apesar de não confiar em mim, de não emprestar o carro para eu sair a noite, saiba que te amo muito. E um dia eu paro de beber e fumar. (Fonte: Insoonia)


domingo, 1 de agosto de 2010

Separação - E os filhos?

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu da mãe (ou do pai) que ainda são casados: "Eu aguento seu pai até hoje só por causa de você e seu(s) irmão(s)!"
Caraca! Acho que toooodos os filhos que tem os pais ainda unidos ou que separam depois de você estar grandinho, já ouviram essa frase!
E então, eu pergunto: POR ACASO VOCÊ QUEM PEDIU PRA ELES CASAREM? Pior: POR UM ACASO VOCÊ PEDIU PRA NASCER DOS DOIS?
Quando somos jovens (e até parece que sou a titia já, né?) temos o sonho de casar. E o pior erro é este sonho ser realizado em cima do conceito: Depois do casamento ele(a) muda. Você vai ver como vai ser tudo diferente!

HAHAHAHA

Se for diferente, vai ser pra pior, viu? Se você ainda não casou, pelo bem da humanidade: não case pensando que seu amado(a) vai mudar pra melhor só pelos seus lindos olhos ou por sua maravilhosa companhia. NÃO VAI. Ninguém muda! A gente não muda! Pelo contrário: a gente se acomoda. E a acomodação, muitas vezes, traz coisas piores, pois começamos a relaxar, a fazermos o que estávamos acostumados mesmo longe da pessoa. E aí, aparecem aqueeeeles defeitos que ninguém viu antes do bendito SIM!
E pra mim, o maior erro dos casais é ter filhos sem antes estar seguro em relação ao casamento. Não preciso dizer que para mim, quem tem filho para melhorar o casamento é louco, preciso?
Me diz: Você já parou pra pensar que criança nenhuma pede pra você engravidar? Criança nenhuma pede pra vir ao mundo. E por isso, criança nenhuma é responsável pela união do casal.
Ela não deve ser culpada, responsabilizada ou nada do tipo. Cada ser humano tem que honrar a vida que tem e arcar com suas atitudes, sem culpar o próximo.
Casou? Aguenta ou larga!
Teve filhos? Assuma-os como pai / mãe e não como marido / mulher! Uma coisa não tem nada a ver com a outra! É preciso ficar claro isso para todos!
E quando eu escuto a velha frase que comecei este post, tenho vontade de responder: "Então, tome uma atitude porque eu já sou bem crescidinha e você continua na mesma vidinha, com as memas desculpas para sua comodidade!"
É... isso é COMODISMO! Dá trabalho mudar! Dá muuuito trabalho recomeçar.



Mas o importante é que nunca é tarde pra recomeçar.
Isso parece um clichê. Mas... é a mais pura realidade. Na vida, a idade só existe pra quem tem preguiça, pra quem não tem vontade, para os fracos, para os medrosos!
Você tem 60 anos e não se acha feliz no casamento? Separe. Comece de novo. Não precisa arrumar um novo amor se não quiser. Mas descubra o prazer de ser feliz, de fazer o que gosta, de sair e se divertir. Existe diversão para todas as idades e de todos os estilos. Encontre-se!
Você está com 45 anos e descobriu que quer fazer uma nova faculdade? E daí se vai acabar já com 50 anos? Se você tem condições, estude. Estude pelos novos conhecimentos, pelas amizades, pelos o ensinamentos que tem para oferecer. Atuar naquela área será outra história. Mas o importante é o que você viveu neste tempo!
Tem 38 anos e descobriu que precisa fazer uma atividade física? Vá em frente! Descubra um esporte que te dê prazer. Pratique mais por prazer do que por saúde. E para isso, tente fazer o melhor que puder.
Faça o melhor que puder em tudo, o tempo todo. No bom dia que você dá na padaria, no "obrigada" que diz ao sair da farmácia, no "posso ajudar" que precisa dizer no trabalho. Diga com o coração, com toda a sua alma.
Sua vida com certeza será melhor.
Assuma suas responsabilidades. Seja responsável pelos seus atos. Culpe menos o próximo pelas suas atitudes. Se alguém te influenciou, você também é responsável por ser tão maleável e se deixar levar pela opinião do outro. Tenha mais opinião. Seja mais confiável!
Seus filhos só nasceram porque você quis. De alguma forma, você quis. Se não quisesse, tivesse tomado precauções. Não os culpe pelas suas atitudes.
Porque ser pai / mãe é abrir mão de muitas coisas. E todos já sabemos disso porque vimos os nossos pais deixarem muitas coisas de lado por nós! E nem por isso somos culpados pelas suas atitudes. Foram gestos de amor que precisavam ser daquela forma, afinal, eles são pai / mãe!!!!!
Você já se responsabilizou hoje pelos seus atos?