quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tricotando igual gente grande


Minha manta de tricô
Upload feito originalmente por Jack G.P.

Às vezes acho que já posso fazer trabalho de gente grande e então.. invento essas "modas"!
Então, vi esta manta de tricô e resolvi fazer uma igual.
Isso já faz bem uns 45 dias. E eu estou na reta final, mas ainda não acabei.
Ela é maravilhosa!
Está demorando pq eu tenho pouco tempo e mais um monte de coisas pro pouco tempo que tenho. Mas pra quem só tricota, dá pra fazer em uns 20 dias tranquilamente.
E é fácil de fazer, não é difícil não!
Vou acabar e coloco uma foto dela arrumadinha, finalizada e a receitinha, pra quem quiser se aventurar!
Espero que vcs gostem...
Beijinhos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Educação e Conduta se aprende em casa

Hoje estava procurando alguma coisa legal para postar aqui. Mas até agora não tinha tido nenhuma idéia que realmente valesse a pena. Então, vi um e-mail que estava na minha caixa há alguns dias e percebi que é o que estava procurando.
Normalmente colocamos muitas metas para "começar na segunda-feira". Não é só o regime que a gente diz que vai começar na segunda e não começa nunca. São centenas de itens... entre eles educação, novos lazeres, novas oportunidades, novas buscas.
Daí, achei este e-mail muito interessante. Ainda não tenho filhos, mas pretendo ter. Desta forma, acredito que ele seja útil não só para mim que um dia serei mãe, mas para todas as mães, tias, avôs, avós, pais, etc... Até para quem é filho, para ver se está no caminho correto.
Porque ser uma pessoa educada e 100% comprometida com a vida não é só obrigação dos pais de fazer os filhos assim mas sim dos filhos (ou das pessoas) de darem o melhor de si.
Espero que gostem...





 Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba 2009.
O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior. 

Em pesquisa realizada em março de 2006, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

 
·  1º- lugar: Sigmund Freud;
·  2º- lugar: Gustav Jung;
·  3º- Lugar: Içami Tiba

 

1. 
A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc... 

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados. 

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.


5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem.. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona. 

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente


7. 
Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer. 

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
 

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos deproduzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
 

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente. 

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
 

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .
 

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
 

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
 

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
 

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
 

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
 

18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
 

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
 

20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
 

21. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
 

22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
 

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família. 

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final..
 

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

NOTINHAS DIVERSAS...

Esmaltólatra assumida

Ontem saí para comprar esmaltes "de presente" e adivinhem? Cheguei à conclusão que sou mesmo viciada em esmaltes. Comprei mais de 10 vidrinhos para mim. E olha que já tenho um tantão que nem usei. Quando será que darei conta de usar?
È tããão bom comprar estes vidrinhos coloridos...

Amizades virtuais
Descobri agora que posso fazer trocas de esmaltes e produtos para artesanato e outras coisas pela internet (estou fazendo pelo Flickr).
Fiquei maravilhada com a idéia e ao mesmo tempo, pensando como estamos buscando cada vez mais amigos virtuais. Essas troquinhas são uma forma de nos sentirmos mais próximas destas pessoas que conversamos diariamente mas nunca ouvimos a voz ou vimos e tocamos esta pessoa.
Não sei até que ponto isso é saudável, mas sei que acaba "tapando" o vazio de amigos próximos e, ao mesmo tempo, nos traz à consciência a nossa solidão e individualização...

Troquinhas virtuais
Ainda neste fim de semana tenho que preparar duas troquinhas: uma de cartas e outra de esmaltes. Já comprei quase tudo. Falta só montar! Estou gostando dessa idéia.





Tricotanto
Esta semana está um frio danado aqui na minha cidade (Franca/SP). Estou terminando minha manta de tricô (quem sabe segunda já tenho fotos dela...). Está ficando liiinda mais já estou trabalhando nela há 40 dias. Não vejo a hora de finalizar este trabalho. Tem um casaquinho também que só faltam as mangas. Quero acabar looogo já que o frio está grande e ele será muito útil. Se eu ficar em casa o fim de semana todo, quero acabar estes dois trabalhos (e começar minha mantinha de tear que quero aprender amanhã). Muuuuitos serviços, né?


Reciclagem no artesanato
Já vi várias fotos de produtos de artesanato feitos com reciclagem. Esta semana fiquei "encafifada" com isso e comecei a pensar... o Nescau acabou e já peguei a latinha vazia e a preparei para decoupagem. Parece que deu certo. Vou tentar a decoupagem no fim de semana (se ele aumentar de horas, eu acho). E também, comecei a pintar aquelas embalagens de papelão que eles usam para colocar ovos, sabe? Acho que vai ficar legal para "porta-trecos". Vamos ver... Se finalizar, mostro as fotos!

Correndo por prazer, emagrecendo por vaidade
Estou correndo desde o começo do ano. Não, eu nunca gostei de esportes. Sim, eu sempre disse que a esteira servia para 10 minutos de aquecimento.
Mas de repente, nos tornamos amigas inseparáveis.
Hoje (cinco meses depois) sou apaixonada pela corrida, leio muito sobre isso, corro por prazer, descarrego meu stress nesse esporte divino.
Neste tempo, já consegui correr por uma hora e até 7Km. Acho isso ótimo. QUero chegar a correr em maratonas (42Km). Não tenho pressa. Tenho gosto!
Tenho vontade de melhorar este espírito esportivo! Correr cada vez mais!
Se você está pensando em um esporte... tente este. Comece devagar... Aumente aos poucos. Aprenda a gostar... Tenha como objetivo as suas metas pessoais (correr mais quilômetros ou mais tempo ou participar de uma prova). A perda de peso vira consequência!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Todas as receitinhas

COmo eu disse no post anterior... eu editei todas as receitas do Workshop com a Vitória Quintal. Todas as receitinhas estão com fotos das peças e além disso, inclui as dicas que ela passou.
Se alguém tiver dúvidas, me pergunte. Eu coloqui na linguagem que eu entendo, de forma mais simples. Mas... às vezes, não ficou tããão claro assim, ok?
Se vocês quiserem também, posso mandar por e-mail. É só deixar um coment com o de vocês que eu envio, tá?
Por aqui, se clicarem sobre a foto, ela vai abrir com boa resolução e vai dar pra vocês copiarem também!
Beijinhos e bom tricô à todas!











sexta-feira, 14 de maio de 2010

Workshop de tricô - Vitória Quintal

Ontem teve um workshop aqui na minha cidade com a Vitória Quintal. Foi numa lojinha super fofa, que sempre compro lãs e cia e onde eu aprendo a fazer tricô e tear.
Foi super legal o workshop. A Vitória é uma pessoa muito iluminada, que além de falar de tricô, falou de valorização pessoal, de cada um saber se valorizar e enxergar isso nas pequenas coisas, como ser consumidora de uma loja ou marca. Falou da valorização do artesanato, afinal, todas nós estávamos ali por um trabalho manual e que, eu mesma, muitas vezes não vejo ser valorizado pelos outros.
A idade média das pessoas era de uns 50 anos. Eu parecia ser a mais novinha, sabe? Então, achei legal esse jeito dela porque muitas vezes essas pessoas realmente não se valorizam nem como mulheres ou seres humanos. Achei muito interessante!
Quanto ao curso em si... ela ensinou várias peças legais. Mostrou elas e as novas lãs da marca Coats / Cisne, que ela representa. É mais uma propaganda e sugestões de como usar aqueles produtos. Mas foi legal.
Eu já sabia e já tinha feito bastante coisa do que ela ensinou, só que com outros fios. Mas valeu a pena.
Pra quem gosta de tricô, vou deixar aqui uma foto e uma receitinha. Vou deixar de uma peça liiinda e que parece ser difícil. Se eu mesma visse essa receita numa revista, não faria. Mas podem ler que vão perceber que é facinho facinho.
Estou acabando uma manta enooorme de tricô. Acho que este fim de semana eu acabo. Daí, já coloco a foto pra vocês verem. Quero escolher uma lã pra fazer este cachecol. Eu ameeeei!!!!


Cachecol de Babado

Sugestões de lãs: Premium, Onda, Artist. 01 novelo de cada cor, sendo duas cores. É legal fazer como ela: escolher uma cor lisa e uma mesclada. Mas deve ser o mesmo tipo de fio para os dois.
Agulha indicada: nº 5

Colocar 8 pontos na agulha. O trabalho é todo feito em ponto meia. Para formar os babados, você vai sempre deixar alguns pontos sem fazer na agulha. assim:
1ª carreira: Fazer 6 pontos e deixar 2 na agulha sem fazer. Virar o trabalho (para fazer a segunda carreira)
2ª carreira: Fazer estes mesmos 6 pontos, voltando eles para a agulha que já estava com os dois pontos sem fazer (sim, eles vão ficar sem fazer).
3ª carreira: Fazer 5 pontos
4ª carreira: Voltar os 5 pontos.
5ª carreira: Fazer 4 pontos e deixar 4 pontos sem fazer
6ª carreira: Voltar os 4 pontos
7ª carreira: Fazer 3 pontos
8ª carreira: Voltar os 3 pontos
9ª carreira: Fazer 2 pontos
10ª carreira: Voltar os 2 pontos
11ª carreira: Fazer os 8 pontos em meia (este é o segredo do babado! Fazer esta carreira completa)
Depois, volta na sequencia toda, até o fim.

Caso queira fazer mais pontos, independente de ser par ou ímprar, o esquema é o mesmo. Na 1ª carreira, você sempre vai deixar 2 pontos sem fazer e depois, vai sempre aumentando 1 ponto sem fazer até fazer apenas 2 pontos. Daí, passa uma carreira com todos os pontos completos e começa tudo de novo.
Fica maravilhoso e como são 8 pontos só e ainda fica bastante sem fazer, rapidinho você faz.
Façam o teste. Se tiverem dúvida, me perguntem, ok?
Vou ver se consigo fazê-lo no fim de semana e depois conto aqui!

Ah, ela ensinou muitas outras peças também. Se alguém quiser,me fala que passo as fotos e receitinhas por e-mail. Vou editar tudo e semana que vem disponibilizo aqui (vou tentar colocar o arquivo pra vocês baixarem, ok?).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Presentinhos de "crianças"

Tenho duas priminhas (irmãs) que fazem aniversário este mês, com duas semanas de diferença. Uma faz 9 anos e a outra 6. Então, eis que fui pensar em um presente para elas e a mãe disse: "Elas gostam de tudo, menos de brinquedo. São vaidosas e gostam de coisas pra si e de escola". Mmm... acho que nem me identifiquei, né?


Então, eis que fui montar o presente delas. Como são irmãs, montei igualzinho, mudando apenas as cores, pra não ter problemas de ciúmes ou coisas do tipo. Coloquei coisinhas de unhas, maquiagem, adesivos, canetas coloridas, durex coloridos, post it fluorescente, etc, etc, etc.
Confesso que levei a caixinha (até que lindinha e bom montada. Estava mais a minha cara) com medo de que elas não gostassem!


Aimeudeus! Elas A-M-A-R-A-M!!!! A mais novinha (que eu dei adiantado) passou a noite toda brincando e morrendo de ciúmes do presente! Desenhou atéééé com as canetas coloridas, usou os post its e durex. Adorou!
Fiquei feliz pois estava com medo que elas não gostassem.
Tá ae as fotos pra vocês verem. Dá pra perceber que é praticamente identico. Só mudam as cores. hehehe
Achei o máximo. Acho que foi um dos presentes mais divertidos que eu montei!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Álbum da Copa do Mundo - África do Sul

Resolvi fazer o álbum da Copa do Mundo!
Sim, eu sei! Sou mulher, não sou fanática por futebol, não entendo naaada de futebol e os jogadores são (99%) horríveis!
Acontece que tem horas que penso num futuro que talvez não aconteça, mas eu penso. (Parece loucura, né?)
Pensem só comigo: estou casada, pensando em ter filhos. Imaginem só se tenho um filho homem que goste de futebol? Acho que ele vai gostar de ter um álbum antigo de copa do Mundo.
Já quis fazer isso na copa passada e não fiz. Este ano, tomei coragem. E, se possível, farei de todos até que ele tenha condições de fazer seu próprio.
Agora... pode ser que eu nunca tenha um filho homem. Ou pode ser que, mesmo tendo, ele não goste de futebol, etc, etc, etc. Mas... pelo menos um fiz minha parte, não acham?
Sabe que tem sido até divertido fazer isso?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Eu-mundo"


Comprinhas básicas 07/05/2010
Upload feito originalmente por Jack G.P.


Neste mundinho moderno em que a gente vive... os valores são cada vez mais diferentes e as pessoas, cada vez mais isoladas e "problemáticas".
Com esse lance de internet, sites de relacionamentos, blogs, etc, etc, etc... deixamos de ter amizades pessoais para termos cada vez mais amigos virtuais e assim, somos cada vez mais solitários, sem ter com que realmente conversar.
Aliás... com o passar do tempo, acho que não saberemos mais o que é "jogar conversa fora", sentar com amigos num canto qualquer pra ver o tempo passar, rindo juntos e falando de coisas que depois, nem sabemos o quê, mas sabemos que tivemos ótimos momentos.
E pra preencher esse vazio... vamos às compras! Cada um arruma um "q" pra comprar. Cada um tem uma mania, é compulsivo com alguma coisa. Tudo isso, pra preencher esse vazio que temos de companhia, de amigos, de conversas jogadas fora.
Mas as compras trazem alegrias apenas momentâneas, não duram, não conversam, não preenchem espaço algum. Pelo contrário, nos fazem gastar muitas vezes com coisas que não usaremos.
Eu confesso! Sou viciada em esmaltes. Sim... porque por alguns instantes eles me deixam muito feliz, me fazem ficar pensando qual será o próximo que vou usar, em qual ocasião, o que as pessoas vão pensar, etc.
Minha coleção aumenta cada vez mais! Muitos deles, ainda nem usei e nem sei quando serão usados uma vez sequer.
E sabe o pior disso? Não existem amigos para quem emprestar ou dividir. Porque os virtuais estão longe e dificilmente usarão suas coisas!
Isso acontece com aquela roupa linda, que está nova, mas você já enjoou, ou com o sapato que você só usa em festas e que acontecem raramente. São seus, apenas seus. Não tem ninguém para dividí-los, para emprestar, trocar ou até de dar risada e dizer que você usa a mesma coisa sempre!
Este é o mundo moderno.
E olha que computador ainda é coisa nova! Lembro que quando começou a existir internet, ainda era novinha e estava na escola.
O primeiro programa de conversa instantânea era o ICQ e eu era bem criança ainda, podia usar internet até as 22h (kkk) e era discada (ai, que pesadelo, caía toda hora)!
E olha só! Já tem uma geração que trocou as brincadeiras de rua pelos video-games ou computadores. MAs os amigos ainda existem, os jogos, as brincadeiras nas ruas.
Fico pensando quando o computador acabar com tudo isso. Como serão as pessoas.
Psicologia e psiquiatria são profissões do futuro! Pensem bem! Todos teremos amigos apenas quando pagarmos por eles. E na verdade, não são amigos e sim profissionais que você paga para te ouvir.
Sim, eles têm sua função. (Não sou contra, pelo contrário: faço terapia há quatro anos). Mas acredito que eles passarão a ter outra função além de ajudar a pessoa a se entender: terão que ser amigos! Melhores e únicos amigos!
Que tristeza!
E acredito que isso não pare mais. Vai piorar cada dia mais e mais e mais...
Fim de semana está aí! Vamos nos arrumar! Sair com os mesmos de sempre. E quando o barzinho acabar... vamos voltar pro nosso "eu-mundo", com nosso computador e MSN, orkut, twitter, etc, etc, etc.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

De cabeça pra baixo...

Sabe aqueles dias em que tudo está ótimo e lindo e você acha que o mundo é cor de rosa?
Claro, tem que acontecer alguma coisa pra você perceber que não, o mundo NÃO É COR DE ROSA. Pra ninguém, quem diria pra você, né?
Estou me sentindo assim. E sabe... sabe aqueles problemas pequenos mas que vão se arrastando por anos e insistindo e cortar em cima da mesma ferida?
Argh! TEm limite essas coisas? Como a gente dá um basta? Porque.,.. em família... como se faz isso????

Estou assim... aprendendo a não cair tão lá em baixo todas as vezes que esta ferida é aberta. Mas... ainda dói!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bebida alcoolica atrai mosquitos????

Meus Deus!!!! Li essa matéria e achei interessante! Resolvi copiar aqui! Claro, dei uma "cortadinha", mas quem quiser ler na íntegra, está no site Terra.


Quem diz que os pernilongos preferem o sangue de gordinhos está enganado. Segundo um estudo australiano recente publicado pela PloS One, o banco de dados online da Public Library of Science, pernilongos e demais mosquitos gostam do sangue de quem bebe cerveja.
Voluntários: homens de 20 a 43 anos. Analisaram a reação dos insetos diante de um grupo que bebeu cerveja e outro que bebeu água.
Os voluntários foram divididos em tendas com um complexo sistema de tubulação para circulação do ar entre as barracas. Ao final da experiência, os cientistas verificaram que o grupo dos bebedores de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água.
Os pesquisadores não souberam dizer o motivo pelo qual os insetos preferem o cheiro de bebedores de cerveja, mas acreditam que não há relação com a mudança da respiração ou com o aumento da temperatura do corpo.
Seja como for, o estudo aponta para um relação entre álcool e aumento de doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos. No caso da África Ocidental, região que é fortemente afetada pela malária, os cientistas sugerem que o consumo de cerveja seja mais controlado para reduzir o problema de saúde pública da malária.
Será que esse estudo também ajuda a explicar o problema da dengue no Brasil?